Korg Nano Kontrol – Review

Recentemente adquiri esse cara aí da foto, um Korg Nano Kontrol. Escolhi o preto, mas toda a série Korg Nano também está disponível na cor branca! Minha intenção é utilizá-lo apenas para efeitos no Traktor, vez que estou utilizando o Axiom 25 como mixer/2 decks (o mapeamento foi totalmente modificado e expandido, em breve farei um post dedicado a isso).

A embalagem do produto é simples: vem apenas o Nano Kontrol, o cabo USB e um manual bem simples. A primeira impressão do aparelho sinceramente não é das melhores. Com seus 32 cm de largura, aproximadamente a largura de um MacBook de 13 polegadas, o Nano Kontrol parece um brinquedo! Pra piorar, os Knobs e Faders são de plástico e não parecem muito sérios, enquanto os botões são de borracha, com LEDs vermelhos.

Ao todo, são 9 Knobs, 9 Faders e mais 18 botões de borracha. Além disso, cada um desses controles pode responder a 4 comandos diferentes, para cada uma das Scenes selecionáveis. Alem destes, há ainda mais 6 botões de transporte, também mapeáveis porem de função fixa, que não se alteram entre as 4 Scenes.

Configurar o Nano Kontrol no Traktor é muito simples. O programa reconhece o aparelho sem problemas e o mapeamento pode ser feito como qualquer outra controladora MIDI. Como nem tudo é perfeito, o Nano não aceita Output de Software, então esqueça qualquer possibilidade de configuração dos LEDs pelo Traktor.

Para fazer os LEDs dos botões se comportarem corretamente, é necessário utilizar o software Korg Kontrol Editor, disponível no site da Korg. Neste programa você poderá definir qual será o comportamento de cada botão (Direct, Toggle, etc), gerando um arquivo de configuração que deve ser carregado no Kontrol.

Mapeamento no Traktor realizado, comportamento dos botões configurados, hora de testar o bicho!

Apesar da cara de brinquedo do Nano Kontrol, a resolução dos Knobs e Faders é ótima. O aparelho é minúsculo mas a distribuição dos controles é boa, só complica um pouco vida caso seja necessário girar dois Knobs que estejam lado a lado.

Os botões de borracha são bem posicionados e fáceis de manusear em conjunto com os outros controles. Se apertados com muita força, estes botões podem ficar presos no fundo, o que pode destruir a sua mixagem ou atrapalhar a sua produção. Por outro lado, se você souber usar esse defeito a seu favor, poderá “encavalar” o botão de forma a tornar Toggle um comando configurado para o modo Hold…

O Korg Nano Kontrol, assim como o Nano Key e o Nano Pad, são as controladoras MIDI mais baratas disponíveis no mercado. A versatilidade, mobilidade e preço reduzido tem feito muitos adeptos do Digital DJing optar por estes aparelhos como solução para os Setups.

Com um pouco de paciência e criatividade, esses brinquedos da Korg são suficientes para montar um Setup de Digital DJing bem honesto e funcional. Nada que vá substituir um Traktor Kontrol S4, mas certamente muito mais barato e acessível aos meros mortais!

Posted on 08/02/2011, in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. 3 Comments.

  1. Joao Lemos

    Eu já tentei de tudo para por os led’s a funcionar com o traktor mas nao consigo, apenas funcionam no scene 4, como conseguiste por a dar?

    Abraço.

    • A unica forma de configurar os leds é através do Software da Korg citado, pois o Nano não “entende” o sinal MIDI enviado pelo traktor ou outros softwares. As controladoras da serie Nano apenas enviam sinal MIDI, mas não recebem. E de qualquer forma já adianto que não vai ficar 100%, pois ao trocar a Scene os leds apagam e ele se perde. É uma pena, mas os leds não servem pra muita coisa nesse caso…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: